sexta-feira, 27 de maio de 2011

Heavy Metal e Música Clássica, minha teoria!

Recebi essa pesquisa que saiu no site da BBC Brasil, e fala das personalidades das pessoas de acordo com o estilo musical que cada um mais gosta.

Fãs de música clássica e heavy metal são parecidos, diz estudo
 
Um estudo que analisa a relação entre gosto musical e personalidade sugere que há semelhanças entre fãs de música clássica e aqueles que gostam de heavy metal.

A pesquisa, realizada na Universidade Heriot Watt, em Edimburgo, na Escócia, entrevistou 36 mil pessoas. Os pesquisadores fizeram perguntas sobre características da personalidade de cada participante e pediram para que os voluntários avaliassem 104 estilos musicais.

Os resultados sugerem, por exemplo, que fãs de jazz são criativos e extrovertidos, enquanto aqueles que gostam de música pop tendem a ter pouca criatividade.

Segundo o professor Adrian North, que liderou o estudo, a surpresa foi descobrir semelhanças na personalidade de fãs de música clássica e heavy metal.

"São pessoas muito criativas, introvertidas e de bem consigo mesmas, o que é estranho. Como você pode ter dois estilos tão distintos com grupos de fãs tão parecidos?", afirmou North.

Ele ressalta que uma das explicações pode ser o “aspecto teatral desses estilos, que são dramáticos”.

"As pessoas em geral têm um estereótipo sobre os fãs de heavy metal, acham que eles têm tendência suicida, são deprimidos e representam um perigo para si e para a sociedade em geral. Na verdade, são pessoas bem delicadas", afirmou.



Interessante é que para mim não é nenhuma surpresa as semelhanças entre os fãs de Metal e música clássica, até pq são os meus dois estilos preferidos.


O heavy metal tem raízes óbvias na música sinfônica, especialmente a  partir da segunda metade do classicismo qd as orquestras aumentaram de tamanho e consequentemente ficaram com um som mais pesado e mais forte.
Wagner, Shostakovitch, Mahler e Stravinsky escreveram obras absolutamente "Heavy" para a época e que influenciam diretamente os ritmos, o peso e a sonoridade de bandas até hj.
O mito do "Virtuose" tb faz parte desses dois estilo, o guitarrista ou o violinista que faz miséria do intrumento é adorado em ambos os estilos.
E interessante é ver que apesar de hj a música clássica ser associada a meios acadêmicos e ser uma música "complicada" as origens dos compositores não era muito diferente dos grandes intrumentistas do Heavy Metal.
Bach, Mozart, Vivaldi não foram pra faculdade  e isso é o mesmo para Eddie Van Halen, Yngwie Malmsteen ou Ritche Blackmore.


Mas na minha teoria o que mais se assemelha nesses dois estilos é a "ATITUDE". 
Vc pode sentar numa mesa e ouvir um jazz, mpb ,samba, bossa nova e curtir muito ( eu adoro sentar em casa e ouvir horas de improviso do John Coltrane)
Mas na música clássica, e no Heavy Metal, tem que ter pegada! Senão não rola!
Não dá pra imaginar o Sepultura tocando o máximo das músicas deles sentados num banquinho, e o público ficar só batendo o pé.
Como Tb não dá pra imagina Joshua Bell solando á frente da orquestra sem colocar aquela "pegada" que é o que faz ele se destacar.
A gt sai emocionado de um concerto quando a emoção é tanta que vc nem consegue se segurar na cadeira e para os  músicos isso tb é verdade. Concerto bom de tocar é aquele que todo mundo dá o sangue e sai acabado do palco.


Com todo respeito aos outros estilos e vertentes ( pois aprecio muitos deles), mas só no Metal e no Clássico é que o sangue flui mesmo na veia e o bicho pega! hahaha!




http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2008/09/080905_musicapersonalidade_np.shtml



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...