segunda-feira, 20 de junho de 2011

Vincent Van Gogh






Recentemente terminei de ler uma biografia do Van Gogh muito legal. E hj me peguei pensando na vida dele. Um grande artista holandês (eu curto muito os quadros dele), filho de um pastor protestante que adorava andar no campo e pintar coisas da natureza. Sofria de depressão extrema, teve várias crises na vida por conta disso sendo que na mais famosa delas cortou sua própria orelha!
Homem de grande pureza de coração e bondoso, mas sempre com os outros, pra si mesmo sempre se depreciava. Se via como um pintor medíocre e um ser humano que não valia a existência.
Se matou com um tiro no peito aos 37 anos de idade, e sua última frase foi dizer que fez isso para o bem de todos!
Só teve sua arte reconhecida bem no finzinho da vida, e praticamente a vida toda foi sustentado por seu irmão Theo que era  um vendedor de quadros relativamente bem sucedido e que o apoiava em todos os momentos.
Interessante que na realidade Van Gogh pagou o preço por fazer o que sentia, por ser fiel ao seu estilo e ao que pensava. Em sua época pintava o que ninguém pintava, foi tachado de louco (de as pessoas atirarem lixo nele na rua mesmo) e sua família nem quis saber de sua obras após o falecimento.
Com certeza não foi um homem que muitos de nós consideraríamos "bem sucedido na vida"!
Em uma das suas poucas exposições vivo Gauguin disse a ele:
"Em matéria de coisas da natureza vc é único ali que pensa" se referindo aos outros artistas expostos naquele local.
Mas ao mesmo tempo, pensar, foi um suícidio social para Vincent. E não é até hj?
Seja no trabalho, na igreja, num grupo ou em qq outro lugar, se vc pensar demais, vai questionar. E se questionar as consequências virão. E muitas delas não são tão boas qt queremos acreditar que sejam.
Se vc é uma pessoa forte e convicta talvez isso não o abale muito, mas se vc é alguém como foi Van Gogh, que deixa as circunstâncias o abalarem, pode ser um grande sofrimento! Mas enfim dizem que são dos sofrimentos que a gt aprende as maiores lições não é?
A vida nem sempre vai ser como gostaríamos que fosse, especialmente pq há certos momentos em que devemos nos posicionar pelo que somos e acreditamos e o preço pode ser bem caro.
mas enfim......viajei já..... do que eu tava falando mesmo?.... haaa sim Van Gogh, bom...  resumindo, vida sofrida, belas obras!

8 comentários:

  1. Prova de que depressão sempre existiu. Só não era aceita e tratada! Pobre rapaz...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que era tratada... Ele viajava pela França e tomava meio litro de vinho por refeição, heh heh...

      É que ele tinha uma aversão racional ao convívio social e fazia apologia a um estilo de vida recluso (nesse ponto ele era muito teimoso). Na verdade ele se levava por demais a sério. Nem o Gauguin, seu único amigo, o aguentava às vezes.

      Excluir
  2. Sim e ele tb foi o precursor na arteterapia pois no tempo que ficou internado em um sanatório a única coisa que o acalmava e fazia relaxar era pintar!

    ResponderExcluir
  3. Depressão muitas vezes vem de brinde com a genialidade.

    Noite Estrelada é minha pintura favorita.
    Adoro Van Gogh. Esses dias vi na Futura um filme biográfico dele. Muito bom!

    ResponderExcluir
  4. enfiamos todos mais dias menos dias mais em fim,,,,,,,,,,que seja .........bjs

    ResponderExcluir
  5. estou lendo o livro (cartas a Théo)saõ cartas que ele escrevia para o seu irmão THEODORE........ELE ENTROU EM CHOK NO DIA QUE VINCENT MORREU NUNCA MAIS SE RECUPEROU MORREU MEZES DEPOIS.....FOI SUA CUNHADA ESPOSA DE Théo que fez com que a obra de vincent ficasse conhecida.

    ResponderExcluir
  6. Estava pesquisando alguns quadros de Van Gogh e dou de cara com você... Will Tomao... Genial!!! Gostei do seu estilo de escrever....
    "A vida nem sempre vai ser como gostaríamos que fosse, especialmente pq há certos momentos em que devemos nos posicionar pelo que somos e acreditamos e o preço pode ser bem caro.
    mas enfim......viajei já..... do que eu tava falando mesmo?.... haaa sim Van Gogh, bom... resumindo, vida sofrida, belas obras!" Que tal uma entrevista para o "Ponto & Vírgula"? Veja algumas amostras no programa....http://www.youtube.com/user/irenecoimbrarp
    Espero que goste. Aguardo seu retorno.

    ResponderExcluir
  7. quanto pode custar uma replica de don gouch
    atualmente

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...